domingo, 26 de junho de 2011

Ensino do Teatro: Teoria e Prática


Através da experimentação teatral (jogos dramáticos, improvisação, interpretação e recepção de cenas, montagem, relação entre palco e platéia), buscamos romper com um ensino da arte apenas teórico e intelectualizante, passando a constituir oportunidades de construção prática, para promoção de processos criativos, que permitam ao aluno conhecer esse trajeto, vivenciá-los corporalmente e se reconhecer neles, formando uma consciência estética. A arte como área de conhecimento no processo de formação do indivíduo, no nível do intelecto, mas também do sensível.
A busca não pela criação urgente, veloz, genial e competitiva, que se ocupa de revelar talentos e ocultar dificuldades; e SIM, a busca pela atitude espontânea, autêntica, imaginativa, consciente, que possibilite ao aluno dar significados, ordenar as várias facetas da realidade interior e exterior em novas realidades significativas; fazer descobertas a respeito de si, do outro, do mundo em que vive; ser mais aberto, menos rígido consigo e com os outros, ampliando seus conceitos e visões de mundo, desprendendo-se de padrões maniqueístas (bem x mal; certo x errado). A arte propicia uma compreensão mais profunda das relações e das questões históricas, além de um sentimento de estruturação interior. Busca-se, então, não a formação profissional do artista, mas a formação humana do ser.

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